Se procura um sistema de aquecimento eficiente, económico e amigo do ambiente, as panelas a pellets são a melhor solução.
Mas o que são as panelas a pellets? E qual é o seu consumo de eletricidade?
Explicamos tudo a seguir.
O que são fogões a pellets?

Fogão a pellets de inserção Chiara 15 kW
Os fogões a pellets, também conhecidos como lareiras a pellets, são um tipo de gerador de calor que utiliza pellets de madeira prensada para efetuar o processo de combustão dentro de uma câmara fechada.
Esta fonte de energia renovável, como a biomassa sob a forma de pellets, tornou-se uma das melhores alternativas para melhores alternativas para aquecer as divisões de uma forma mais de uma forma mais ecológica e sustentável.
Os pellets são obtidos através de um processo de trituração de resíduos da indústria da madeira ou de limpeza florestal, que são transformados em aparas que, após secagem para reduzir o excesso de resinas e humidade, são prensadas para obter a sua forma caraterística, sob a forma de pequenos cilindros.
Trata-se de um biocombustível limpo, fácil de utilizar e mais barato do que os combustíveis tradicionais, como o propano ou o gasóleo, além de estar incluído na lista de combustíveis e energias renováveis. Além disso, a eficiência dos fogões a pellets é superior, entre 80%-95% (em comparação com 30%-50% dos fogões a gasóleo ou eléctricos).
Funcionamento dos fogões a pellets

Para que uma salamandra a pellets funcione corretamente, é necessário encher o depósito da salamandra ou da lareira com pellets, que são depois introduzidos automaticamente no queimador da salamandra.
Quando a salamandra a pellets é posta em funcionamento, um parafuso específico transfere os pellets do depósito de armazenamento para o cinzeiro na câmara de combustão. Quando o elemento de aquecimento é ligado, o próprio fogão liga a ventilação da fornalha e os pellets são acesos.
Os fogões a pellets estão equipados com sensores e painéis de controlo que facilitam o seu funcionamento. Até que o sensor de calor detecte que a temperatura definida no painel de controlo foi atingida, através de um controlo remoto ou telemóvel, o fogão não pára o processo de combustão e continua a aquecer. Caso a temperatura desejada seja atingida, o fogão pára e recomeça a funcionar quando a temperatura desce abaixo do limite definido.
Este processo é possível graças à ventilação regulável das panelas a pellets: uma abertura na parte de trás da panela permite que o ar frio entre na panela, passe pelo permutador de calor e seja expelido pela parte da frente da panela de forma canalizada, emitindo um calor agradável e constante.
Consumo de eletricidade dos fogões a pellets

Fogão a pellets de inserção Chiara 15 kW
Se está a pensar introduzir este sistema de aquecimento alternativo, mais eficiente e sustentável, é lógico que se pergunte qual será o consumo de eletricidade dos fogões a pellets.
Em geral, o consumo de pellets é mais económico do que o custo dos combustíveis fósseis .
Se tiver um fogão a pellets de tamanho médio, instalado numa casa com cerca de 80 m2 e o utilizar nos meses mais frios do ano, com um consumo moderado durante cerca de 7 horas por dia, este tipo de fogão consumirá aproximadamente 90W/hora, o que se traduz em 2,10€ por dia, pelo que, num mês, o custo da ignição e dos pellets consumidos será de cerca de 63€ por mês.
Tipos de fogões a pellets

Fogão a Pellets Lara 10 kW Canalizável
Existem diferentes tipos de fogões a pellets, incluindo fogões a pellets montados na parede, fogões a pellets independentes e fogões a pellets portáteis:
- Os fogões a pellets de parede são perfeitos para espaços pequenos, uma vez que são montados na parede e, por isso, ocupam menos espaço do que outros modelos.
- Os fogões a pellets autónomos podem ser colocados em qualquer espaço habitacional.
- Os fogões portáteis são mais pequenos do que os outros modelos e destacam-se por poderem ser facilmente deslocados de um local para outro, o que os torna uma das melhores alternativas para espaços reduzidos, como autocaravanas e outras divisões muito pequenas.
Conselhos da Paratureforma para a escolha de fogões a pellets

- Calcule a quantidade de pellets necessária para o consumo diário deste tipo de aquecimento sustentável, tendo em conta que o consumo médio de um fogão a pellets é de 1 kg/hora, pelo que um saco de 15 kg de pellets duraria 15 horas.
- Tente escolher os pellets da classe A1, que representam pellets de madeira virgem e resíduos de madeira não tratados quimicamente com baixo teor de cinzas, azoto e cloro, como a alternativa mais eficiente e amiga do ambiente.
Avalia a instalação de um modelo de fogões a pellets inseríveisA conceção global do espaço ganhará em conforto e estética impecável.
